PROFESSOR

PROFESSOR

sexta-feira, 3 de junho de 2011

DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE JUNHO




01- DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA

01- SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
01- DIA DE CAXIAS
01- PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE TV NO BRASIL
01- DIA DA IMPRENSA

                DIA DA IMPRENSA


Até o século XV não existia o que hoje chamamos de imprensa. Um alemão, João Gutemberg, foi o inventor do processo de impressão com tipos móveis, e desse aperfeiçoamento nasceu a verdadeira imprensa, que tem sido sempre mais aperfeiçoada até os nossos dias.
Foi D. João VI quem criou a imprensa no Brasil, quando, a 13 de maio de 1808, decretou a instalação da imprensa Régia no país.
O primeiro jornal diário brasileiro, o "Diário do Rio de Janeiro", aparecido a 1° de de junho de 1821, foi fundado por Zeferino Vitor Meireles, que trabalhava na imprensa Régia e onde por concessão especial do Príncipe Regente, imprimiu os primeiros números do seu jornal.
A imprensa é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Por seu intermédio, ou através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e advogam e pregam princípios e idéias.
Grandes jornalistas foram Evaristo da Veiga, Quintino Bocaiua, Rui Barbosa, José do Patrocínio, Ferreira Viana, Assis Chateaubriand, etc.

03- DIA MUNDIAL DO ADMINISTRADOR PESSOAL
03- PENTECOSTES
05- DIA DA ECOLOGIA
05- DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente marcou a abertura da 1ª Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fizeram declarações e se comprometeram a tomar conta da Terra.

Celebrado com paradas, competições ciclísticas, ou mesmo ações de limpeza das cidades, o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção para os problemas ambientais e para a necessidade urgente de ações nesse sentido.

Cada cidadão pode fazer sua parte, colaborando para a preservação das condições mínimas de vida na Terra. Devemos investir em programas de conscientização, que incentivem um consumo mais consciente. Assim, economizamos os recursos naturais do nosso planeta. Não podemos esquecer que o Brasil é identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta e já é considerado uma superpotência ambiental. Por isso, nossa colaboração, não só no dia 5 de junho, é vital para a preservação do planeta.

Meio Ambiente – Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas." Logo, Meio Ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas da Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
 
Ecologia – Disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente. O termo ecologia é a junção das palavras gregas oikos (casa) e logos (estudo). Esta disciplina ficou restrita aos meios acadêmicos até bem pouco tempo. E só em 1967, após um acidente de grande proporção, que derramou 123 mil toneladas de óleo no mar na costa do Reino Unido, a ecologia passou a ter dimensão social.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.
Vamos aproveitar este dia e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!
Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:

Água
  • Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
  • Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
  • Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia
  • Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
  • Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
  • Ar condicionado - utilize com moderação!
  • Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
  • Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo
  • Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.
Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Transportes
As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
  • A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!
Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!



07- DIA INTERNACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

09- DIA DA IMUNIZAÇÃO
09- DIA DE ANCHIETA
 Dia Nacional de Anchieta, Apóstolo do Brasil.
    José de Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534, em São Cristóvão de Laguna, Tenerife, uma das ilhas do arquipélago das Canárias. Em 1548, Anchieta chegou ao Colégio das Artes e com 17 anos ingressou no noviciado. Após estudar em Coimbra, Portugal, ingressou na Companhia de Jesus em 1551. Em julho de 1553 deixou Portugal e veio para o Brasil na comitiva de Duarte da Costa, com o intuito de catequizar os índios. Em 1554, fundou, com Manuel da Nóbrega, um colégio em Piratininga. Aos poucos se formou um povoado ao redor do colégio, batizado por José de Anchieta como São Paulo. Algum tempo depois, é enviado a São Vicente, onde aprendeu a língua tupi.

José de Anchieta escreveu inúmeros autos, cartas e poesias de cunho religioso. Além disso, resultante do seu trabalho de catequese, escreveu Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil, primeira gramática da língua tupi-guarani. A poesia escrita por José Anchieta está impregnada de conceitos morais, espirituais e pedagógicos. Por isso, sua linguagem é simples, apesar de ser escrita em redondilhas menores (cinco sílabas poéticas).

Em 1563, foi refém, durante cinco meses, dos índios tamoios. Nesse período escreveu o poema em latim "De Beata Virgine Dei Matre Maria" e vários autos religiosos. Já doente muda-se para o Espírito Santo, onde morreu aos 63 anos, na cidade de Reritiba, atual Anchieta. Em 1980, foi beatificado pelo papa João Paulo II.

DIA DE ANCHIETA

Você já deve ter ouvido falar no Padre José de Anchieta, não é mesmo? Ele foi um dos primeiros jesuítas a chegar ao Brasil e logo percebeu que tinha uma missão pela frente: catequizar os índios que encontrou ao longo do litoral brasileiro.
Nascido nas Ilhas Canárias (Espanha), Anchieta tinha 19 anos quando chegou ao Brasil, em 13 de julho de 1553 e sempre foi muito empenhado em tudo que fazia, e veja que ele tinha muitos dons: era professor de ensino primário, catequista, ensinando os princípios da religião católica aos índios, enfermeiro, ajudando a fundar hospitais e cuidar dos doentes, guerreiro, ajudando em conflitos entre os índios e os estrangeiros e também escritor, deixando duas obras especializadas "Gramática da Língua Brasílica" e "Vocabulário Tupi-Guarani", que tratava da língua falada pelos índios tupi-guaranis.
Ajudou a fundar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sempre trabalhando a favor dos índios. Finalmente resolveu estabelecer moradia no Espírito Santo, na antiga aldeia de Rerigtibá, hoje chamada de Anchieta. Faleceu em 9 de junho de 1597 e por isso em 9 de junho é comemorado o "Dia de Anchieta", em homenagem ao padre.

10- DIA DA ARTILHARIA
10- DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
10- DIA DA RAÇA

11- DIA DA MARINHA BRASILEIRA
                                   
                                                Dia da Marinha do Brasil
Escolhido para homenagear a Marinha do Brasil, o dia 11 de junho é a data da vitória da marinha brasileira na batalha naval do Riachuelo, em 1865, às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina.

Esta é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870). Tratou-se de uma vitória decisiva das forças brasileiras sobre o oponente paraguaio, resultando não apenas na destruição do adversário, mas, principalmente, assegurando a supremacia da marinha brasileira durante o restante do conflito através de um embate clássico entre as duas forças navais.
 
Marinha Brasileira

A marinha é de extrema importância para o país, que tem uma fronteira marítima com mais de 8.500 km – cerca de quatro mil milhas. Temos 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam mais de 26 mil navios ao ano.

Três quartos da carga transportada pelos navios em nosso território é referente ao comércio exterior. Por outro lado, 95% de todo o comércio exterior do Brasil passa, em algum momento, por linhas de comunicações marítimas.

12- DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL
                       Dia do Correio Aéreo Nacional

No dia 12 de junho é comemorado o dia do CAN-CORREIO AÉREO NACIONAL, que também já foi chamado de Correio Aéreo Militar e de Correio Aéreo Naval. O CAN entrou em operação  em 12 de junho de 1931, quando os tenentes do Exército, Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavenère-Wanderley, da Aviação Militar, fizeram a primeira viagem, partindo do Rio de Janeiro com uma mala postal contendo duas cartas, em direção a São Paulo. Devido ao vento forte vento, a viagem levou mais do que as duas horas previstas. Já era noite quando chegaram. Sem conseguir localizar o campo de pouso, os militares foram aterrissar na pista do Jóquei Club da Mooca. De lá, pegaram um táxi até a Estação Central dos Correios, quando, finalmente, puderam entregar a mala postal.

A partir deste vôo pioneiro, outras linhas foram sendo criadas com novos roteiros: MatoGrosso, Ceará, Minas Gerais, Ceará..., até chegar à região amazônica em 1935. Em 1958, o CAN passou a operar os aviões-anfíbios Catalina, nas linhas para a Amazônia, aumentando enormemente a sua capacidade  de atendimento.  Hoje, esta instituição presta os mais relevantes serviços onde o progresso não chegou, levando víveres, medicamentos, atendimentos médico e odontológico, e até água potável. Paralelo à todos estes serviços essenciais, existe a Operação Misericórdia, acionada quando um índio ou militar estiver em risco de vida.

Atribui-se ao Brigadeiro Eduardo Gomes, o mérito pela superação de inúmeras dificuldades estruturais e econômicas do CAN. Como reconhecimento, em 6 de novembro de 1984, este oficial foi proclamado “Patrono da Força Aérea Brasileira”. Já o  Tenente-Brigadeiro Nelson Freire Lavenère-Wanderley, que estava no primeiro vôo, foi proclamado “Patrono do Correio Aéreo Nacional”, em 12 de junho de 1986.

12- DIA DOS NAMORADOS

                                                  Dia dos Namorados

As comemorações do Dia dos Namorados, no Brasil celebrado no dia 12 de junho, possuem várias explicações possíveis, baseadas na tradição cristã, romana e pagã.
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no Século III, em Roma. Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II, que queria constituir um exército romano grande e forte, mas não conseguiu atrair muitos soldados, porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias e partirem para a guerra. Assim, o imperador proibiu os casamentos entre jovens. Valentim, revoltado, resolve realizar casamentos secretos. Descoberto, foi preso, torturado e decapitado em 14 de fevereiro, que ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo na Inglaterra.

No Brasil, o Dia dos Namorados não tem uma origem assim tão romântica. A data, 12 de junho, surgiu através de uma campanha publicitária de uma loja de departamentos, nos anos 50. Como junho é um período de baixa no comércio e no dia 13 se comemora o dia de Santo Antonio, santo casamenteiro, esta data foi escolhida para aquecer as vendas. A data pegou e até hoje casais de namorados comemoram este dia.

Mas, apesar do apelo comercial, o PortoWeb dá aqui algumas dicas para você curtir com o seu amor este dia tão especial. Aproveite!

•    Ao invés de sair e enfrentar filas nos restaurantes, prepare um jantar romântico para os dois.
•    Escreva um cartão, relembrando os momentos especiais que tiveram juntos.
•    Mande flores, por mais óbvio que isto pareça.
•    Faça uma surpresa, algo diferente.
•    Demonstre sua paixão, ame loucamente.


13- DIA SE SANTO ANTÔNIO
                                                Dia de Santo Antônio

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. É contemporâneo de um outro grande santo, São Francisco de Assis.

Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário.

Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália. Durante este tempo, ocupou vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregando nos lugares onde a heresia era mais forte. O combate à heresia era feito não apenas através da pregação, mas também por meio de milagres espantosos. Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens.

Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o santo foi acometido de uma doença inesperada, e ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade.

Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.

14- DIA DA MANICURE
                                              Dia da Manicure
O dia 14 de junho, Dia da Manicure, tem o intuito de homenagear essa classe trabalhadora. A lei faz parte do projeto do deputado Sérgio Ricardo (PPS/MT), cuja mãe ajudou a criar a família sendo manicure e cabeleireira.

De origem francesa,  a palavra manicure entrou no vocabulário português e aí se manteve sem alteração, sendo normalmente usada ainda hoje. Ao seu lado, desenvolveu-se a forma aportuguesada manicura, para mulher e, mais tarde, manicuro para o profissional masculino.

A palavra manicura veio do latim "manus", que significa mão, e "cura", que significa tratamento. A manicura é a profissional que cuida das mãos e tem a habilidade de deixá-las com um aspecto mais bonito a agradável.

17- DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO APOSENTADO
18- DIA DO QUÍMICO
18- DIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA
                                   Dia Nacional da Imigração Japonesa

No dia 26 de julho de 2005, sob a Lei nº 11.142, foi instituído o Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil. Neste ano de 2007, a comunidade nipônica completa 99 anos. A chegada ocorreu em 1908, no navio Kasato Maru, em Santos (SP), e trouxe a bordo 781 pessoas, aproximadamente 158 famílias.

Tratavam-se dos primeiros imigrantes japoneses que deram entrada no país, depois de atravessarem os oceanos em busca de um mundo cheio de novidades.

Atualmente, os japoneses e descendentes são em torno de 1,5 milhão de pessoas no Brasil. A maioria está concentrada no Estado de São Paulo, em seguida no Paraná, Mato Grosso e Pará. Na Capital paulista existe um bairro onde predomina a cultura nipônica, o Bairro da Liberdade. Há ruas decoradas, comércios, variedades de festas e restaurantes típicos, com os pratos especiais da culinária japonesa.


19- DIA DO CINEMA BRASILEIRO
20- DIA DO REVENDENDOR
21- DIA DA MÍDIA
21- DIA DO IMIGRANTE
21- DIA UNIVERSAL OLÍMPICO
21- DIA DO INVERNO
                                                     Início do Inverno

A palavra Inverno vem do latim: hibernu, tempus hibernus. Esse tempo hibernal está associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. É a estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. Durante este período o principal sistema meteorológico é a frente fria. Outro aspecto que se observa nesta estação são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas.

Solstício vem do latim: solstitiu = Sol Parado. É correspondente aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar.

O Solstício de Inverno – é quando predomina menor período de claridade do ano.

23- CORPUS CHRISTI
                                                         Dia de Corpus Christi
Corpus Christi em latim significa Corpo de Cristo. Corpus Christi é uma festa tradicional da Igreja Católica, onde os fiéis celebram a presença de Cristo na Eucaristia. A eucaristia é o “reconhecimento” ou “ação de graça” em memória da morte sacrificial e ressurreição de Cristo. Esta festa é sempre realizada numa quinta-feira, seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo após o Pentecostes.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Para os fiéis católicos é de extrema importância o comparecimento de todos na data, pois é celebrada uma Missa, na forma já estabelecida pela Conferência Episcopal. O que marca a festa de Corpus Christi é a procissão, quando ocorre a ornamentação das ruas, com tapetes feitos de vários tipos de materiais, como serragem colorida, pigmentos, cal, flores, pó de café, etc.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Em 2011, o Corpus Christi é no dia 23 de junho. Em muitas cidades brasileiras, como por exemplo, Capanema (Pará), Castelo (ES), Matão (SP), Mariana (MG) e Flores da Cunha (RS), os tapetes confeccionados com serragem são o grande destaque. Desenhos e ornamentações com as figuras de Jesus, do cálice da Ceia e demais motivos eucarísticos são manualmente elaborados pela comunidade cristã. Estas cidades fazem parte do monumento histórico nacional devido suas celebrações, e as festas são mantidas com grande rigor litúrgico pelos católicos.
24- DIA DE SÃO JOÃO

                                                      São João
Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.

Hoje, nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação. Esse costume remonta a história de João, que pregava às margens do rio Jordão, em Israel, e batizava os fiéis que se convertiam ao cristianismo mergulhando-os nas águas.

João é considerado o santo mais próximo de Cristo. Além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.



 
24- DIA DAS EMPRESAS GRÁFICAS
24- DIA INTERNACIONAL DO LEITE

25- DIA DO IMIGRANTE
                                                  Dia do Imigrante

Dia 25 de junho é DIA DO IMIGRANTE. Aquela pessoa que vai exercer sua profissão em outro país, onde a mão de obra oferece mais oportunidades. Mas este não o único motivo que leva a saída do país. A busca pelo sucesso, cursos de especialização, qualidade de vida, aproximação dos familiares são alguns dos motivos que levam a troca temporária ou permanente por outros lugares.

O Brasil é um país de imigrantes. Aqui, desde o o final de 1800, chegaram para trabalhar as mais variadas etnias; italianas, alemães, polonesas e oriundos de quase todos os países da Europa e Ásia. Em fins do século XIX, os japoneses começaram a chegar em grandes grupos, sendo apoiados por seu governo, devido a crises de trabalho existente em sua terra. 

Todos estes imigrantes, com sua força de trabalho e vontade de vencer, fizeram junto com os brasileiros um Brasil próspero e rico. Esse progresso e crescimento se deve muito a mão de obra africana, que apesar do regime escravagista, deixou sua marca genética.

Há muitos brasileiros que saem em busca de novos rumos  Alguns voltam sem conseguir seus objetivos, mas há os que adotam a nova terra, porque lá alcançaram sua meta e voltam apenas para visitar ou buscar parentes, facilitando uma possível carreira fora daqui.

Devido a falta de empregos nos países preferidos pelos imigrantes, fato este devido ao aumento demográfico, as nações mais procuradas tiveram que adotar medidas antimigratórias, como a Lei Dèbret, aprovada na França em 1997 e a Lei de Responsabiidade pela Imigração em vigor nos EE.UU. no mesmo ano.

O fato é que sempre haverá imigrações, migrações, intercambios culturais, até porque está no íntimo do ser humano, a vontade de conhecer e conviver com novas culturas, aliada a necessidade de sobrevivência através do trabalho e especializações encontradas em outros países mais adiantados.
26- DIA DO COMBATE ÀS DROGAS







26- DIA DO METROLOGISTA
27- DIA NACIONAL DO PROGRESSO
29- DIA DA TELEFONISTA


29- DIA DO PESCADOR

              DIA DO PESCADOR


Todos já ouviram falar que pescador é bom para contar histórias, não é mesmo? Mas um bom pescador é principalmente aquele que conhece os segredos do mar, sabe observar as fases da lua e tem um cuidado todo especial com a natureza, porque sabe que a sobrevivência e procriação dos peixes dependem do equilíbrio ambiental.
Para manter esse equilíbrio e preservar as diversas espécies de peixes, existem leis que regulamentam a forma de pesca e principalmente a época certa para pescar, por exemplo, existe a lei que proíbe a pesca durante a piracema, que é o período de reprodução dos peixes, quando as fêmeas vão para as margens dos rios desovar.
O pescador profissional sabe de todos os truques para uma boa pescaria: conhece a época de reprodução das espécies de peixes de sua região (e respeita conforme a lei!), sabe escolher a isca e o anzol certo e também conhecem o local mais adequado para pescaria.
Como o trabalho do pescador é sempre um desafio, o dia 29 de junho foi escolhido como o Dia do Pescador por ser o dia de São Pedro, o apóstolo que era pescador, e por isso muitos pescadores tem esse santo como protetor.








30- DIA DO CAMINHONEIRO

          DIA DO CAMINHONEIRO

Muita gente pode fazer uma idéia errada do que seja a profissão de caminhoneiro. Não é apenas pegar um caminhão e sair pelas estradas ou pelas ruas das cidades segurando um volante. Cada caminhão, cada carga, requer uma habilidade específica. Um jeitinho todo especial que influi de maneira decisiva no resultado do transporte.
Trafegam pelas estradas brasileiras cerca de dois milhões de caminhoneiros e transportam 60% da carga movimentada no Brasil.
É um profissional que passa muito tempo longe
de casa, às vezes viajando semanas sem parar. Conhecem a estrada melhor do que ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário