PROFESSOR

PROFESSOR

sábado, 10 de setembro de 2011

PROJETO: "VEM CHEGANDO A PRIMAVERA"

Aproveitando esta linda etapa da natureza tão rica de imagens, cheiros,sons, a proposta de aprendizagem ejogo gira ao redor da primavera, explorando as possibilidades que vão desde a carícia suave de uma pluma ao intenso perfume de uma flor.
 
 OBJETIVOS:
Que as crianças:
  • Exploremos sons e os cheiros da vida cotidiana.
  • Observem os elementos do ambiente natural.
  • Realizem produções plástica.
CONTEÚDOS:
  • Exploraçãode sons e cheiros da vida cotidiana.
  • Observação de elementos do ambiente natural: plantas, flores, alguns animais: aves, borboletas, abelhas, caracóis, joaninhas...
  • Realizar atividades ao ar livre.
  • Exploração e percepção de cores no ambiente à sua volta.
ESTRATÉGIAS:
  • Disponibilidade corporal e lúdica.
  • Preparação do ambiente e dos materiais necessários.
  • Estar em alertapara captar as iniciativas das  crianças, repetir o que gostaram, favorecer a exploração, a observação e o jogo em toda a sua expressão.
POSSÍVEIS ATIVIDADES:
  As propostas se destinam a crianças de 2 anos, a ideia é realizar a maior quantidade possível de atividades ao ar livre e, naturalmente, convidar as professoras para enriquecerem as propostas de acordo com cada gruppo, levando em conta as suas características e necessidades apresentadas.

ATIVIDADES PLÁSTICAS:
  • Mostrar às crianças pinturas de artistas plásticos onde se observam paisagens de primavera: com flores, parques, animais como: pássaros, borboletas... Solicitar que observem as formas, as cores, se reconhecem imagens familiares ( uma praça, uma margarida, uma borboleta...)
  • Convidá-las a pintar e decorar a sala para receber a primavera: preparar flores de cartolina e que elas pintem ou colem algum tippo de material.
  • Carimbar com formas de borboletas, flores.
  • Realizar pintura mesclada com elementos da natureza: pétalas, tronquinhos, pedrinhas, sementes...
  • Confeccionar um fantoche de borboleta com palito de sorvete e algum papel leve (tipo sulfite) carimbar com os dedinhos para levar para casa.
ATIVIDADES DEALIMENTAÇÃO E DESCANSO:
  • Realizar um piquenique no pátio ou numa praça próxima, conidar as famílias.
  • Preparar um espetinho da primavera: uma flor, uma abelha...(pode ser de balas de goma, caramelos, frutas, cereais).
  • Preparar com uma mãe ou uma avó um suco de frutas ou uma vitamina.
  • Para o descanso, utilizar sons gravados de pássaros e acariciá-los com penas, lenços, uma flor com muito perfume: um jasmim, uma rosa.
ATIVIDADES PSICOMOTORA:
  • Brincar com toalhas coloridas de mesa: sacudir, esconder-se, enrolar-se...
  • Dançar sem os sapatos, deixando pegadas sobre o talco ( ou farinha de trigo ), pés molhados.
  • Fazer cócegaas e carícias com penas.
  • Brincar de imitar personagens da primavera: voar como as borboletas, saltar como os coelhos, zumbir e mover-se rapidamente como as abelhas, arrastar-se lentamente como os caracóis, espreguiçar-se como uma flor...
  • Levar bolhas de sabão para o pátio e brincar de fazer bolhas, tentando pegá-las.
ATIVIDADES LITERÁRIAS E DE EXPRESSÃO:
  •  Cantar canções sobre a primavera, seus animais e plantas.
  • Contar histórias sobre o tema primavera e seus personagens.
  • Apresentar uma rima comuma flor no chápeu, sentir o seu aroma e até se imaginar entre os personagens de uma história simples, registrar no mural ou no caderno.
  • Organizar um álbum de imagens com flores e animais da estação.
Como encerramento ou início da atividade, propor um baile e um desfile sobre a primavera utilizando um elemento como um sapato, um chápeu,uma tiara " primaveril ", convidar as outras salas para participar da festa.

AVALIAÇÃO:
   A avaliação será  permanente modificando, acrescentando ou trocando as propostas de acordo com as necessidades de cada grupo.
   Realizar uma auto-avaliação das estratégias aplicadas.










































































Nenhum comentário:

Postar um comentário