PROFESSOR

PROFESSOR

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

sábado, 24 de setembro de 2011

FESTA DA PRIMAVERA 2011

    Neste ano a FESTA DA FAMÍLIA  da escola onde trabalho teve o tema PRIMAVERA. Foi tudo muito bacana pois trabalhamos em equipes para fazermos a ornamentação e as apresentações que ficaram uma gracinha.
      Abaixo uma pequena amostra para vocês:
MURAL DO MATERNAL




MURAL DO1° E 2° PRÉ






MURAL DO DO 3° PRÉ, 1° ANO E 2° ANO 



Gente observe bem está árvore criação da professora Viviane .
Que linda feita com fundo de garrafa pet.





CARTAZ DO 3° ANO



CARTAZ DO 4° ANO
Tia Núbia sempre com novidades, reparem as sementinhas são fotos dos alunos
Ficou ótimo!!!

CARTAZ DO 5° ANO

ALGUMAS  PEÇAS  USADAS  NAS  APRESENTAÇÕES




ALGUNS PERSONAGENS DA NOSSA FESTA








sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NOVA FRIBURGO ANIVERSARIO 16 DE MAIO

    |  A BANDEIRA E O BRASÃO

HINO DE NOVA FRIBURGO

Friburguenses, cantemos o dia,
Que Surgindo glorioso hoje vem,
Nesta plaga onde o amor e a poesia
São como as flores nativas também.
Escutando os rumores da brisa,
Refletindo este céu todo azul,
O Bengalas sereno desliza
Sob o olhar do Cruzeiro do Sul
(Estribilho)

Salve brenhas do Morro Queimado
Que os suíços ousaram varar.
Pois que um século agora é passado
vale a pena esse tempo lembrar.
Do suspiro na fonte saudosa
Há três almas que gemem de dor,
Repetindo esta prece maviosa
Da saudade, do ciúme e do amor.
Estas serras de enorme estatura,
Alcançando das nuvens o véu,
São degraus colocados na altura,
São escadas que vão para o céu.

(Estribilho)

Salve brenhas do Morro Queimado
Que os suíços ousaram varar.
Pois que um século agora é passado
vale a pena esse tempo lembrar.
Coroemos de versos e flores
A Princesa dos Órgãos, gentil,
Embalada em seus sonhos de amores,
Das aragens ao canto sutil.
Em teu seio de paz e bonança,
Sono eterno queremos dormir,
Doce anelo de nossa esperança,
Esperança de nosso porvir!

(Estribilho)

Salve brenhas do Morro Queimado
Que os suíços ousaram varar.
Pois que um século agora é passado
vale a pena esse tempo lembrar.
História
Nova Friburgo foi inicialmente colonizada por 261 famílias suíças entre 1819-1820, totalizando 1.682 imigrantes. O município foi batizado pelos suíços ganhando o nome de "Nova Friburgo" em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias suíças, Fribourg (Friburgo em português, Fribourg em francês, Freiburg em alemão), no Cantão de Fribourg. É também o primeiro município no Brasil colonizado por alemães, tendo estes imigrantes, ao todo 332, chegado à cidade em 3 e 4 de maio de 1824[8], dois meses antes de São Leopoldo (Rio Grande do Sul).
Nova Friburgo foi a primeira colônia não lusitana a ser fundada no Brasil que prosperou.[carece de fontes?]
Em 16 de maio de 1818 o Rei D. João VI, sentindo a necessidade de uma colonização planejada, a fim de promover e dilatar a civilização do Reino do Brasil, baixou um Decreto que autorizou o agente do Cantão de Friburgo, na Suíça, Sebastião Nicolau Gachet, a estabelecer uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, localidade de clima e características naturais idênticas às de seu país de origem.
Foi nomeado inspetor da projetada colônia o monsenhor Pedro Machado de Miranda Malheiros, que, de imediato, tratou da aquisição dos terrenos necessários à dita empresa; adquiriu duas datas de terra com meia légua de testada cada uma, pertencentes a Manuel de Sousa Barros e a José Antônio Ferreira Guimarães, e também a sesmaria chamada Morro Queimado, que pertencera a Lourenço Correia Dias, na qual, mercê de seu clima ameno e da sua situação topográfica, foi instalada a sede da colônia que tomou o nome de Nova Friburgo.
Entre 1819 e 1820 chegavam a Nova Friburgo 261 famílias de colonos suíços, 161 a mais do que havia sido combinado nos contratos, formando-se assim o núcleo inicial da povoação. Sabendo o quão promissora era a cooperação desses estrangeiros para com a nova pátria, o Governo Real subscreveu, a 3 de janeiro de 1820, um Alvará elevando Nova Friburgo à categoria de vila, desmembrando para isso suas terras das de Cantagalo. A instalação da vila deu-se a 17 de abril desse mesmo ano.
Após a proclamação da Independência do Brasil (1822), o Governo Imperial enviou o Major George Antônio Scheffer à Alemanha a fim de ali contratar a vinda de imigrantes para as colônias de Leopoldina e Frankenthal estabelecidas na então Província da Bahia desde 1816, às margens dos rios Caravelas e Viçosa. Por motivos ignorados esses colonos acabaram sendo enviados a Nova Friburgo, onde chegaram a 3 e 4 de maio de 1824; eram 80 famílias - encabeçadas pelo pastor Frederico Sauerbronn - que foram carinhosamente recebidas por Monsenhor Miranda, então readmitido no cargo de inspetor, do qual se exonerara.
Esse sistema especial de administração da colônia por intermédio de um Inspetor designado pelo Governo Imperial vigorou até 1831; a partir desse ano a jurisdição passou a ser superintendida pela Câmara da Freguesia, a exemplo das outras vilas brasileiras.
Finalmente, a 8 de janeiro de 1890, Nova Friburgo foi elevada à categoria de cidade, tendo sua população aumentado com a chegada de imigrantes italianos, portugueses e sírios.
Em 1872, o Barão de Nova Friburgo trouxe até a região os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina a fim de escoar a sua produção de café proveniente de Cantagalo.
A partir de 1910, Nova Friburgo que até então devia o seu progresso ao desenvolvimento da agricultura e ao seu clima seco ideal para município de veraneio, viu chegar vários cidadãos de iniciativa, tais como Conselheiros Julius Arp, Maximilian Falck e William Peacock Denis, que foram os pioneiros da era industrial friburguense. A estes se juntaram outros elementos de valor, provocando o surto de progresso verificado até meados dos anos de 1980.
Nova Friburgo durante sua colonização 1820-1830.
Com a melhoria dos meios de comunicação com as cidades do Rio de Janeiro e Niterói por rodovias pavimentadas, a indústria de turismo incorporou-se às demais fontes de renda da municipalidade. Paralelamente, mantém-se o comércio local, uma das fontes de economia da comunidade.
A ferrovia foi desativada no final da década de 1960. Porém, existe uma indicação legislativa de autoria do deputado Rogério Cabral (PSB), em trâmite desde 2007, para trazer de volta essa modalidade de transporte, que ligaria as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, com fins turísticos.
Em Janeiro de 2011 Nova Friburgo foi afetada pela maior tragédia climática da história do Brasil. Na madrugada do dia 11 de Janeiro para 12 de Janeiro de 2011 um temporal causou inundações, deslizamentos de terra e desabamentos de casas causando mais de 400 mortes na cidade. O volume de chuva em 24 horas foi equivalente ao esperado para todo o mês de janeiro.
Nova Friburgo (por muitas vezes chamada erroneamente de Friburgo) é uma cidade, sede do município de mesmo nome, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Localiza-se no centro-norte do estado do Rio de Janeiro, na Mesorregião do Centro Fluminense, a 22º16'55" de latitude sul e 42º31'52" de longitude oeste, a uma altitude de 846 metros[6], distando 136 km da capital fluminense. Ocupa uma área de 935,81 km². Compreende os distritos de Riograndina, Campo do Coelho, Amparo, Conselheiro Paulino, Lumiar, São Pedro da Serra e Muri.
Sua população estimada no dia 1 de Agosto de 2010, de acordo com o Censo do IBGE era de 182.016 habitantes[7]. As principais atividades econômicas são baseadas em: indústria de moda íntima, olericultura, caprinocultura e indústria (têxteis, vestuário, metalúrgicas e turismo). É a segunda maior cidade da região atrás apenas de Petrópolis e a principal cidade de uma região que compreende cerca de 12 municípios do centro norte Fluminense, tendo influência em várias cidades da zona da mata mineira. É também a cidade mais fria do estado.

Política
Principais Políticos

 Subdivisão

  Regiões
O município se estende de sul a norte, em comprimento. As primeiras informações sobre a cidade contam que os imigrantes chegaram à Fazenda do Morro Queimado pelas encostas do Pico da Caledônia, por isso a região do Cônego possivelmente é uma das primeiras colonizadas da região. Ao longo do anos, o município foi tomando sua forma atual.
Nova Friburgo pode ser dividida nas regiões norte (Cons. Paulino e Riograndina), sul (Olaria e Mury), oeste (Campo do Coelho e Conquista) e leste (Amparo, Lumiar e São Pedro da Serra).
Distritos
A grande concentração da população em Nova Friburgo não está exatamente no centro da cidade. Os grandes bolsões populacionais se encontram em:

 Histórico das subdivisões

Até 1838, só havia um distrito em Nova Friburgo quando pela deliberação de 13 de outubro naquele ano, foi criado um segundo distrito, com a denominação de Sumidouro.
Em 9 de setembro de 1844, houve uma nova divisão administrativa cuja deliberação determinou a criação de mais distritos:
  • 1° distrito - freguesia de São João Batista.
  • 2° distrito - freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Paquerer.
  • 3° distrito - freguesia da Aparecida
No dia 4 de fevereiro de 1863, foi criado o distrito de Nossa Senhora da Conceição de Sebastiana. Posteriormente outros distritos foram criados. Mas a área do município de Nova Friburgo sofreu grande diminuição com a cessão de mais partes do seu território para formação de outros municípios. Os demais distritos de Nova Friburgo foram surgindo à medida que pequenas vilas foram crescendo e se unindo em aglomerados urbanas maiores e a terem maior importância política. A lei n° 1809, de 25 de janeiro de 1924 estabelece novo ordenamento dos distritos no município de Nova Friburgo com as seguintes denominações: 1° Cidade (atual cidade de Nova Friburgo); 2° Estação do Rio Grande; 3° Distrito de Terras Frias, com sede em Campo do Coelho; 4° Amparo e 5° São Pedro. A lei n° 2181 de 16 de novembro de 1927 cria o 6° distrito com o nome de Galdinópolis com terras desmembradas do atual 5° distrito de Lumiar e que é logo extinto pelo decreto n° 19.398 de 29 de janeiro de 1931 sendo seu território novamente incorporado ao hoje 5° distrito de Lumiar.
O 5° distrito de Lumiar, antiga freguesia de São João Batista de Nova Friburgo, como um dos mais antigo distrito de Nova Friburgo, foi parte do antigo 5° distrito de São Pedro que tinha sede em São Pedro da Serra que era denominada como São Pedro de Lumiar. Foi constituído no dia 6 de abril de 1889, passando no dia 18 de outubro do mesmo ano, também a distrito de paz. Entre 1909 e 1987 houve mudanças sucessivas entre as hoje vilas de Lumiar e São Pedro de Lumiar como sede do 5° distrito.
A lei Municipal n° 2107, de 2 de abril de 1987, de autoria do então vereador Benício Valladares, criou o 7° distrito do município de Nova Friburgo com o topônimo de São Pedro da Serra, com terras desmembradas dos atuais 4° distrito - Amparo e 5° distrito - Lumiar.
O município de Nova Friburgo é hoje constituído de oito distritos.

 Geografia

Nova friburgo localiza-se a 846 m de altitude na sede do município, representado por um marco de ferro mais precisamente aos pés da estátua de Alberto Braune, no centro da Praça Getúlio Vargas. Outro marco importante de Nova Friburgo é o ponto geodésico aos pés de Getúlio Vargas, na mesma praça. O marco representa o ponto exato onde fica o centro do estado do Rio de Janeiro.
Alguns bairros e distritos do município a altitude chega até 1000 m ou mais, como os bairros do Caledônia, alguns trechos da estrada Mury-Lumiar (RJ-142) e o Alto de Theodoro de Oliveira. Existem trechos da cidade, como a localidade de São Romão, em Lumiar, em que a altitude máxima chega a 200 metros.

 Picos e morros

  1. Pico Maior de Friburgo - é o ponto culminante da Serra do Mar, com altitude de 2.316 metros
  2. Pico Médio de Friburgo - 2.285 metros
  3. Pico Menor de Friburgo - 2.262 metros
Pico Maior de Friburgo - Ponto culminante da Serra do Mar - 2316m.
  1. Pico da Caledônia - com altitude de 2.255 metros (nova carta do IBGE).
  2. Pedra do Capacete - 2.200 metros
  3. Morro do Ronca-Pedra - 2.080 metros
  4. Pedra Cabeça de Dragão - 2.018 metros
  5. Garrafão - 1.750 metros
  6. Pedra do Faraó - 1.710 metros
  7. Pedra de São Caetano - 1.650 metros
  8. Pedra da Babilônia - 1.630 metros
  9. Pedra da Catarina Pai - 1.550 metros
  10. Pedra do Chapéu da Bruxa - 1.530 metros
  11. Pico da Sibéria - 1.500 metros
  12. Pedra Janela das Andorinhas - 1.450 metros
  13. Duas Pedras - 1.435 metros
  14. Pedra do Porcelet - 1.430 metros
  15. Pedra do Imperador - 1.410 metros
  16. Pedra da Catarina Mãe - 1.420 metros
  17. Morro da Cruz - 1.380 metros
  18. Pedra Riscada - 1.325 metros
  19. Pedra do Cão Sentado - 1.111 metros

 Clima

Nova Friburgo possui um clima tropical de altitude, com invernos frios e secos e verões amenos e úmidos; A temperatura média do município é de 16°C. Há registros de temperaturas negativas e até neve ao longo do século XIX. A maior temperatura foi de 37°C, no dia 27 de janeiro de 1986. A menor temperatura registrada oficialmente foi de -2,5°C, no dia 15 de julho de 1892. Há relatos de que, no ano de 1960, houve precipitação de neve na cidade, provavelmente não no centro mas em regiões rurais. Há caso de invernos rigorosos em que as temperatura ficam entorno de 8°C em pleno dia e a noite é comum a temperatura chegar a 2°C. Nas manhãs que sucedem a casa de 2°C ou 3°C também é comum observar nos termômetros das praças a marca de 0°C, como ocorrido em 2007. Nos picos e morros ao redor da cidade o frio é muito mais intenso, havendo noites de inverno em que a temperatura fica negativa. Os moradores das áreas rurais fazem com freqüência bonecos com a grossa camada de gelo que fica alojada sobre os carros, a grama e as casas. Nos últimos dias, mais precisamente em 2008, as temperaturas bateram a casa dos -5°C, na localidade de Cardinot (informação não confirmada) medida em um termômetro de um sítio local.
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura Máxima °C27272724232019212324242524
Temperatura Mínima °C171717141298101214151613
Chuvas mm208168150744628202341841702391283

Fonte:BR.The weather channel

 Hidrografia

O município de Nova Friburgo é banhado pelas bacias do Rio Grande, Rio Bengalas, dos Ribeirões de São José e do Capitão e do Rio Macaé. Os principais rios que cortam o centro da cidade são: O Rio Santo Antônio, Rio Cônego e o Rio Bengalas, que se forma ápos o encontro destes rios.
O Rio Cônego nasce da junção do Córrego Caledônia, Córrego Bambuaçú e do Rio Cascatinha, no mesmo bairro.Percorre os bairros da Cascatinha, Santo Antônio, Cônego, Olaria, Bela Vista, em sua parte baixa e centro. Já o Rio Santo Antônio nasce no bairro do Debossan, corta as localidades de Muri, Ponte da Saudade, Bairro Ypú e centro, e juntamente com o Rio Cônego formam o Rio Bengalas.
O Rio Bengalas, durante seu percurso entre o centro da cidade e a cidade de Bom Jardim recebe as águas dos pequenos córregos que vem das partes altas da cidade, principalmente dos bairros Braunes, Tingly e ainda as águas do Córrego do Relóge ou relógio, do Córrego dos Inhames e do Córrego D'Antas. Desagua no Rio grande, no distrito bomjardinense de Banquete.
O Rio Macaé nasce na localidade de Verdun, distrito de Muri e segue rumo leste do município, em direção a Lumiar. Em Lumiar, recebe as águas de diversos rios, como o Rio Bonito e o Rio São Pedro. Possui diversos trechos cheios de cachoeiras, o que propicia a prática de esportes radicais, como o rafting, bóiacross e a canoagem, que fazem de Lumiar um dos mais importantes redutos de esportes radicais do estado, acontecendo aqui competições como os Circuitos Estadual e Nacional de Canoagem, muito concorridos.
Os ribeirões de São José e do Capitão nascem no distrito de Amparo, cortando grande área rural da localidade. O Capitão desagua no São José, que por sua vez desagua no Rio Grande, já na cidade de Bom Jardim.
Trata-se de rios poluídos, devido a grande quantidade de agrotóxicos lançados in natura pelos lavradores e pela falta de saneamento básico nas regiões, onde o esgoto domiciliar é lançado sem qualquer tratamento em suas águas.Mas isso esta mudando pois já inauguraram a primeira estação de tratamento de esgoto localizada no bairro de Olaria que trata 30% do esgoto do município. Até 2012, 90% do esgoto do município serão tratados e o esgoto deixará de ser lançado in natura no rio Bengalas.
O rio Grande nasce na Serra do Morro Queimado no bairro de São Lourenço, localizado no terceiro distrito de Nova Friburgo, Campo do Coelho, zona rural da cidade. Rio que banha as áreas rurais da cidade cortando bairros como Conquista, Campo do Coelho, Rio Grande de Cima, e o distrito de Riograndina. O Grande é um dos mais importante afluentes do Paraíba do Sul, rio que nasce em São Paulo e desagua em São João da Barra, norte fluminense, cortando os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Sofre com a erosão causada pelas enxurradas e por causa das construções irregulares às suas margens. A poluição também prejudica a saúde do rio, já que um dos mais importantes mananciais de abastecimento de Nova Friburgo e de quase toda região serrana norte depende dele. Ao longo de seu curso até o Paraíba, recebe dejetos industriais e residenciais de vários municípios, tais como Bom Jardim, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto.
Recebe águas de vários rios importantes como o Rio Negro, que nasce em Duas Barras e forma, junto com o Grande, o Rio Dois Rios, na divisa entre Itaocara e São Fidélis, norte do estado.

Economia

O município tem um forte apelo para o turismo devido à sua paisagem, aos seus rios e trilhas, e aos seus lugares bucólicos. A rede hoteleira instalada é a segunda do estado, perdendo apenas para a capital do estado, Rio de Janeiro. O distrito urbano é procurado por famílias e casais devido ao clima frio, à tranquilidade e ao romantismo. Friburgo possui também atrações afastadas de centro, procuradas por praticantes de ecoturismo e esportes de aventura. Um dos distritos mais conhecidos é o vilarejo de São Pedro da Serra.
O município também é conhecido como a Capital Nacional da Moda Intíma, por sua enorme produção (em torno de 600 milhões de reais) com grande variedade de modelos. Suas marcas estão começando a competir no mercado exterior (exporta atualmente 4,6 milhões de dólares). 25% da produção nacional de lingerie é produzida no município.[carece de fontes?]
Nova Friburgo é a segunda maior produtora de flores do Brasil, sendo superada apenas por Holambra, em São Paulo. Nos últimos anos, o município tem recebido muitos estudantes, que procuram as universidades do município, evitando os grandes centros.
Apesar da grande tradição industrial trazida pela imigração alemã desde o final do século XIX, com fábricas como a Arp Fios e Bordados, Ypu, Filó, Sinimbu, entre outras, desde 1990 o município tem experimentado um lento crescimento econômico, principalmente no setor industrial, mas que desde 2004 vem se recuperando expressivamente. Esse período foi marcado em todo país pela abertura do mercado interno às importações, realizada pelo então presidente Fernando Collor de Mello. As principais indústrias do município são do setor têxtil, seguido pelo setor metalúrgico. O município tem no setor agrícola uma fatia considerável de sua receita. A maior parte do PIB deriva-se do setor dos serviços, seguido pela indústria e a agricultura.
A cidade também tem o 4º melhor nível de vida do estado do Rio de Janeiro, com um IDH de 0,818.
Possui dois shoppings:
  • Friburgo Shopping: Possui como lojas âncoras o McDonalds, lojas de telefonia (Vivo, Claro TIM e Oi) e o Bob's. Conta também com estacionamento, praça de alimentação, cinema, playground, joalheria, entre outros.
  • Cadima Shopping: Considerado o maior shopping center da região serrana, contando com 160 lojas e praça de alimentação, lojas de moda, presentes, serviços, informática, perfumaria, cafés e livraria. Em suas depêndencias possui três lojas âncoras: Leader Magazine, Casa & Vídeo e Ponto Frio. Conta também com três pisos de estacionamento, com 1400 vagas.

 Transportes

Nova Friburgo tem apenas uma empresa de ônibus, a Friburgo Auto Ônibus (FAOL). A cidade tem um dos melhores sistemas de Integração do Brasil, criado na década de 1980. Com frota renovada (novos ônibus foram comprados e estes estão, em sua maioria, adaptados para deficientes físicos, obesos e pessoas com cães guia) e um sistema de integração junto à rodoviária urbana, oferece um sistema de transporte de qualidade comparável a capitais estaduais, como Curitiba. A partir de 2009, a Faol terá que adaptar seus coletivos para o sistema de bilhetagem eletrônica, possibilitando assim a integração de passageiros em qualquer lugar da cidade com o cartão eletrônico.
Nova Friburgo possui, além da rodoviária de integração (Estação Urbano Rural César Guinle), no centro da cidade, outras duas rodoviárias. A Rodoviária Sul, no bairro da Ponte da Saudade, recebe os ônibus que vem do Rio, São Paulo e Niterói, em sua maioria pela Auto Viação 1001. A Rodoviária Norte, no bairro de Duas Pedras, recebe os ônibus que vêm das cidades do centro norte, norte, noroeste fluminense e zona da mata mineira, pelas empresas Viação Natividade, Auto Viação 1001, Auto Viação Brasil e Viação Teresópolis.
Nova Friburgo conta com vários pontos de táxi, espalhados pelo centro e demais bairros. Um projeto que estava na pauta de um dos candidatos à prefeitura da cidade era de criar uma ciclovia na região central. Isso diminuiria a poluição causada pelos automóveis e promoveria e saúde da população local. Uma solução que não custaria muito.
Entre os atuais projetos da prefeitura estão:
  • A duplicação da RJ 116, em parceria com a Rota 116 do trecho da rodovia entre Duas Pedras e Conselheiro Paulino;
  • A construção e/ou reformulação da Avenida Brasil entre o Prado e Duas Pedras;
  • O asfaltamento da Avenida dos Ferroviários, entre Duas Pedras e Conselheiro Paulino;
  • O asfaltamento da Avenida Nossa Senhora do Amparo, entre o trevo da Chácara do Paraíso e a saída para Conselheiro;
  • A implantação da ROTA romântica, entre as localidades de Vargem Alta (onde existe a maior concentração e produção de flores do estado do Rio de Janeiro) e São Pedro da Serra;
  • Implantação e/ou reformulação de estradas vicinais que ligarão todos os distritos da cidade numa rota turística, passando por lindas paisagens.

 VLT

O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos de Nova Friburgo, conhecido como Trem do Futuro, surgiu na campanha eleitoral do atual prefeito da cidade e está em fase de adaptação e financiamento entre os governos federal, estadual, municipal e empresas privadas. O trem do futuro vai desafogar o caótico trânsito de centro da cidade, retirando o congestionamento das avenidas Alberto Braune, Governador Roberto Silveira, Santos Dumont, Costa e Silva e Galdino do Valle Filho.
O projeto prevê a instalação de estações a cada 300 ou 500 metros, de acordo com a demanda. Cada estação deverá ser anexada com um terminal de transbordo para os coletivos, que passariam a funcionar no sistema circular, ou seja, os ônibus vão circular, em sua maioria, no sentido bairro-terminal, evitando a região central.
O primeiro trecho da obra, orçada em mais de R$ 200 milhões, será entre a Praça Marcílio Dias (Paissandú) chegando até o bairro de Duas Pedras. Os outros trechos serão de ampliação entre o centro e os bairros de Olaria e Ponte da Saudade, e Duas Pedras e Conselheiro Paulino. No centro, um dos locais que servirá de estação é o Palácio Barão de Nova Friburgo, atual sede da prefeitura municipal. O espaço ganhará uma praça e reforma para se adequar ao novo modelo de transporte. Possíveis estações serão construídas na Rodoviária Sul, na Ponte da Saudade, Rodoviária Norte, e no bairro de Duas Pedras.
O centro, principalmente nas áreas de trânsito central, ganhará nova estrutura física e embelezamento paisagístico, assim como o bairro de Olaria, que terá reformas das avenidas em torno do sentido do VLT.

Turismo

Alguns distritos do município de Friburgo, como Lumiar e São Pedro da Serra, têm paisagens naturais famosas.Nova Friburgo possui a maior rede hoteleira do interior do estado do Rio de Janeiro.[carece de fontes?]
A Prefeitura desponibiliza informações sobre turismo e lazer no Centro de Turismo, que fica na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade.
Entre os atrativos turísticos do município, mais conhecidos são:
  • A Queijaria Escola FRIALP, situada na RJ-130
  • O Parque de Furnas do Catete, na RJ-116 onde se localiza a Pedra do Cão Sentado
  • A Praça Marcílio Dias é a porta de entrada da cidade. É considerada o marco inicial da colonização, pois ali ficaram acampados os primeiros alemães, vindos da Europa. Dá nome ao bairro boêmio do Paissandú, o qual é um ponto comercial dotado de um entroncamento rodoviário que conduz à cidade do Rio de Janeiro e aos populosos bairros de Olaria e Cônego.
  • O maior teleférico de cadeiras do país, situado na Praça do Suspiro
  • O Nova Friburgo Country Clube, onde se localiza o Chalé do Barão de Nova Friburgo (1860);
  • Distrito de Lumiar
  • O Pavilhão das Artes no bairro do Cônego.
  • Os prédios construídos no estilo e arquitetura alpina como o Hotel Bucksy, o Hotel Garlipp, o MuryShopping, o Restaurante Bräun & Bräun
  • No cemitério Luterano pode-se encontrar a sepultura de um Friburguense que morreu em um duelo pela disputa de uma bela senhora.
  • A Catedral São João Batista, na praça Dermeval Barboza Moreira,s/n no Centro da Cidade.
  • Praça do Suspiro: recanto onde se encontram o teleférico, a Igreja de Santo Antônio, o Largo da Poesia, A Fonte dos Suspiros, O Tiro de Guerra e o Corredor Cultural, construído em homenagem às dez colônias que formaram a população da cidade.
  • Instituto Politécnico Campus Regional da UERJ (IPRJ) antigo Ginásio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas está localizado no Parque Ambiental Luiz Simões Lopes, antigo Parque Cascata.
  • Nova Friburgo é considerada a "Capital nacional da Lingerie", pois abriga fábricas dos mais variados portes. As peças podem ser encontradas em diversas lojas e shoppings espalhados pela cidade. No entanto, o turismo em busca de compras fica mais concentrado no bairro de Olaria e na Ponte da Saudade.[9]

 Demografia

  • População total: 182.016
  • Homens: 87.242
  • Mulheres: 94.774
  • Urbana: 159.335
  • Rural: 22.681

 Etnias

A maioria dos friburguenses, 78,3% da população, é de cor branca, seguido de pardos representando 13,9%, pretos com a fatia de 7,0%, amarelos (asiáticos) representando 0,1%, indígenas 0,1% e 0,5% não se declararam de acordo com o censo de 2000, realizado pelo IBGE.
Etnias básicas:

 Infraestrutura

 Educação

Nos últimos anos, várias instituições de ensino superior têm instalado novas unidades no município de Nova Friburgo, contribuindo para a mudança do seu perfil industrial para estudantil.
No ensino médio o município possui uma escola entre as melhores instituições do Brasil. No ENEM 2007 o Colégio Anchieta ficou em 17º lugar entre as escolas do país.[10]
Instituições de ensino superior

Cultura

Nova Friburgo reliza, todos os anos, os tradicionais desfiles das escolas de samba na Avenida Alberto Braune, entre a Rua Ariosto Bento de Mello e a prefeitura, com término exato em frente ao portão principal. As cinco escolas de samba da cidade (Acadêmicos do Prado, Alunos do Samba, Imperatriz de Olaria, Unidos da Saudade e Vilage no Samba) e o quatro blocos de enredo (Bola Branca, Globo de Ouro, Raio de Luar e Unidos do Imperador), além dos blocos de embalo, animam a cidade nesta época.
O teatro também faz parte da cultura municipal. Artistas renomados na cidade se apresentam em todo o Brasil. A cidade inaugurou em 2008 o Teatro Municipal Ariano Suassuna, na Praça do Suspiro, no centro, que trouxe para a cidade e região grandes espetáculos teatrais, além de musicais e eventos em geral.
A música também tem seus representantes. As bandas centenária Euterpe e Campesina Friburguense fazem concertos de graça para a população na Praça Dermeval Barbosa todo os segundo e quarto sábados do mês. A Universidade Cândido Mendes, campus Nova Friburgo, comemorou com sucesso o primeiro ano da Orquestra Sinfônica da cidade, que ganhou destaque por causa dos arranjos e das músicas, apresentadas por ela, encantando milhares de pessoas de todas as idades. Os artistas da voz já são sucesso fora da cidade. Os grupos de pagode e rock e as cantoras, com suas belas vozes, tal como Manu.
Os artistas plásticos sempre expões seus trabalhos no Centro de Artes, no centro. Destaca-se não só pelo estilo de construção, mas pelos trabalhos ali sempre divulgados. As crianças também participam da cultura friburguense através da Oficina Escola. São inúmeros cursos para a criançada aprender e mostrar para o público em geral. O artesanato friburguense ganhou vida no Brasil graças aos nossos artistas. No Pavilhão das Artes e no Encanto e Arte, os artistas mostram seus trabalhos de formas, cores e estilos diferentes, atraindo gente de todos os cantos do estado para comprar ou presentear alguém com peças únicas e exclusivas do local. E Nova Friburgo conta com o Centro de Documentação Histórica Pró-Memória, com fotos e jornais que contam a história da cidade.

 Literatura

Nova Friburgo tem uma história de literatura antiga. Carlos Drummond de Andrade estudou durante dois anos no Colégio Anchieta, de padres jesuítas, sendo expulso os dezessete anos, depois de um desentendimento com o professor de português. Machado de Assis também foi outro nobre escritor que pisou nestas terras. Atualmente a cidade tem diversos escritores, inclusive os que participam dos Jogos Florais, realizados há mais de 50 anos.

 Esportes

Em Nova Friburgo pode-se praticar vários esportes radicais,como: Canoagem, Canyoning, Downhill, Escalada, Montanhismo, Off-Road, Parapente, Rafting, Rappel, Trekking.
A cidade é uma ótima opção para esses esportes, pois tem muitas montanhas, rios e cachoeiras.
Nova Friburgo tem seu representante no futebol, o Friburguense, fundado em 14 de março de 1980. Os principais resultados da equipe profissional de futebol começaram a surgir na década de 1990. O clube já disputou 13 campeonatos estaduais e esteve na elite do Campeonato Carioca desde a conquista do título do Campeonato Estadual da Segunda Divisão de 1997, o que permitiu o acesso à primeira divisão, até 2010, quando foi rebaixado devido às péssimas atuações da equipe, associadas a um regulamento confuso e injusto. O quadro social do Friburguense tem hoje mais de 1.300 sócios proprietários e sua área é de 41.500 m² contando com o estádio Eduardo Guinle, com capacidade para 12 mil pessoas, dimensões oficiais de 105 m X 68 m com iluminação e placar eletrônico.

 Eventos

  • Fevest: Criada em 1992 pelo ex-prefeito Paulo Azevedo, a Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima,é realizada no Nova Friburgo Country Clube. Considerada a maior feira de moda intima da América Latina e recebe compradores de todas as regiões brasileiras, aí incluídos os representantes das maiores redes de magazine e lojas de departamentos do Brasil e do exterior.
  • Festival de Queijos e Vinhos: anualmente realizado no Nova Friburgo Coutry Clube,o Festival do Vinho já é festa tradicional na região e atrai muitos turistas interessados em muita música e saborosos queijos e vinhos.
  • Festival da Cerveja(Friburgo Festival):um dos maiores festivais de cervejas do Brasil. O evento começou em 1992,como iniciativa do ex-prefeito Paulo Azevedo de forma a prestigiar o aniversário da cidade,em maio. Danças típicas,muita música e muita cerveja marcam este evento,que infelizmente nos últimos anos está sendo desprezada pelo governo de (2001 à 2008).E nos anos de 2009 e 2010 não houve o evento.
  • Festival de Inverno: com iniciativa do ex-prefeito Paulo Azevedo no ano de 1998, foi realizado o primeiro Festival de Inverno no Nova Friburgo Country Clube. A partir de 2001 passou a ser realizado pelo SESC Rio com apoio do Sistema Fecomércio RJ, acontece de 17 de julho a 3 de agosto com Shows musicais de diversos gêneros, espetáculos teatrais e de dança, concertos eruditos e clássicos, mostras de cinema, literatura e atividades culturais diversas estão no programa do festival.
  • Jogos Florais: os Jogos Florais de Nova Friburgo acontecem há 50 anos, sendo os primeiros jogos florais do Brasil. Desde a data de sua criação, a cidade de Nova Friburgo realiza ininterruptamente os Jogos Florais, um movimento que envolve toda a comunidade.

 Imprensa

Rede Record canal 53 UHF, SBT canal 3, RedeTV! canal 5, Rede Bandeirantes de Televisão canal 8, Tv Zoom canal 10 e Rede Globo canal 11. Em canais fechados, a cidade possui quatro emissoras: Luau Tv Canal 5, TVC canal 6, Tv Zoom canal 10 e Tv Focus canal 20.
Nova Friburgo possui um jornal impresso, A Voz da Serra (que embora afirme circular na região Centro-Norte fluminense, só é localizado em Duas Barras, Nova Friburgo e algumas parte de Cachoeiras de Macacu). Outros jornais também circulam na cidade, como o Jornal da Região (Cantagalo) e o Século XXI. Já foi sede de O Sol, o Fluminense, Jornal da Serra e o Friburguense.
A cidade conta ainda com a cobertura das Rádios Sucesso e Rádio Caledônia, ambas FM, e Rádio Friburgo em AM.

 FOTOS ANTIGAS








casa de italia pb
trem1940
alberto_braune_trem
ALBERTO BRAUNE
image
SERRA DE THEODORO
Ypu e trilhos do trem
FÁBRICA YPU

image

image
RESIDÊNCIA DA FAMILIA GALIANO EMILIO DAS NEVES (HOJE FRIBURGO SHOPPING)

acampamento alemães
OS ALEMÃS RECÉM CHEGADOS  À NOVA FRIBURGO NO SANATÓRIO NAVAL

image

SA´DA DOS TRABALHADORES DA FABRÍCA YPU NA DÉCADA DE 30
  image
RUA SETE DE SETEMBRO


image

                 PRAÇA DO PAISSANDU
Praça Obelisco parte



riograndina_ponte_de_ferronet_thumb[2]
PONTE DE RIOGRANDINA
estação_riograndina_net

morro queimado acervocastronet
FAZENDA DO MORRO QUEIMADO
Bitmap em juliotozonniCOLÉGIO ANCHIETA


jardim do antigo prédio do colegio anchieta
DÉCADA DE 80 SÉCULO XIX
jardim interno do colegio anchieta



PALÁCIO DO BARÃO DE DUAS BARRAS  ( FONF)
RIO BENGALAS DÉCADA DE 60
 FOTOS ATUAIS

edificio_itália
EDIFICIO ITÁLIA


PRAÇA GETÚLIO VARGAS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES


OFICINA ESCOLA DE ARTES


PRÉDIO DO ANTIGO FORUM

CAPELA SANTO ANTÔNIO

CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA


SANATÓRIO NAVAL

QUEIJARIA ESCOLA


PONTOS TURÍSTICOS

veu_noiva_antes
CACHOEIRA VÉU DE NOIVA
 caoPEDRA DO CÃO SENTADO
tres_picos  casasnet
3 PICOS DE SALINAS


COUNTRY CLUB
TELEFÉRICO

JARDIM DO NEGO

 INFELIZMENTE NESTE ANO (2011) HOUVE UMA GRANDE CATÁSTROFE NA CIDADE DE NOVA FRIBURGO E ALGUNS PONTOS TURÍSTICOS COMO A PRAÇA DO TELEFÉRICO FOI AFETADA, MAS COM MUITA GARRA DO POVO AOS POUCOS FRIBURGO VOLTARÁ A BRILHAR!!!!
 ALGUMAS FOTOS






LIVRO COM HISTÓRIA DE NOVA FRIBURGO











UMA ATIVIDADE