PROFESSOR

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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

VOGAIS - IDENTIFICAÇÃO, TRAÇADO E ESCRITA

    Nesta fase da aprendizagem, o trbalho com as vogais tem como objetivo:
  • desenvolver a percepção visomotora e a discriminação auditiva e visual;
  • desenvolver a linguagem oral;
  • reconhecer o traçado correto das vogais minúsculas  e maiúsculas;
  • reconhecer palavras formadas por vogais.
CONTEÚDO - AS VOGAIS
  • Escreva várias palavras no chão; Leia uma a uma e peça às crianças que pulem sobre a palavra ao ouvir as que são iniciadas pela vogal em estudo.
  • Apresente as vogais em diferentes tipos de letras. Peça às crianças que façam o traçado das letras com o dedo molhado em tinta guache.
  • Oriente-as a lançar um dado com as 5 vogais e falar uma palavra iniciada com a vogal sorteada.
  • Apresente algumas palavras faltando vogais. Pronuncie cada palavra pausadamente e peça às crianças que as completem com as letras que faltam.
  • Forneça às crianças jornais e revistas e solicite que recortem figuras de objetos cujos nomes são escritos com vogais no início, no meio ou no final. Oriente-as a formar grupos de palavras de acordo com a posição da vogal nos nomes.
  • Apresente uma quadrinha escrita em um cartaz. Leia com as criamças e peça que apontem as vogais que aparecem no texto.
  • Proponha uma busca das vogais minúsculas em textos de revistas, jornais, rótulos e embalagens.
  • Verifique quais alunos têm nome iniciado ppor vogal e ajude-os a reconhecê-la.
  • promova situações em que as crianças façam uso de encontros vocálicos;oi, ui, ai, eu etc.

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